domingo, 20 de novembro de 2011

Exercícios e enjôos, você já teve?

Você já teve enjôos depois de um treino muito forte? Sentiu que exagerou na intensidade e teve que reduzir o ritmo, quase passando mal? Pois bem, esses sintomas passíveis de ocorrer, são efeitos que podem ser prevenidos com algumas medidas simples.

Existem diversos mecanismos que explicam os efeitos do exercício sobre o trato gastrointestinal, tais como, a diminuição do fluxo sanguíneo intestinal, o estresse mecânico, a desidratação, a mudança no tempo de trânsito intestinal, a modulação do eixo neuro-imuno-endócrino, a dieta, uso de medicações.

O exercício predominantemente aeróbio e de longa duração (por ex: maratonistas, triatletas e ciclistas) pode provocar sintomas gastrintestinais, como náuseas, desconforto retroesternal (azia), cólica abdominal, perda de apetite, aceleração dos movimentos intestinais e diarréia.

Nos indivíduos pouco treinados ou atletas que retornam ao treinamento após um período de inatividade, ocorre maior incidência desses sintomas, mesmo sendo de curta duração.

Em uma boa parte dos casos é a dieta pré-treino responsável pelo desconforto gástrico. Alguns estudos apontam que certos alimentos podem aumentar a chance do aparecimento de sintomas gastrointestinais, como por exemplo, a ingestão de altas quantidades de suco de laranja, comidas gordurosas, proteínas em excesso pré-treino, bebidas hipertônicas de carboidratos, alimentos ricos em fibras e grandes refeições antes do exercício.


Algumas medidas podem reduzir a ocorrência dos sintomas
gastrointestinais durante o exercício:


1. Aumente gradativamente a intensidade do treinamento, não exagere, vá com calma!
2. Inicie atividade física com hidratação adequada; tome líquidos 2 horas e até meia hora antes de se exercitar.
3. Evite o consumo excessivo de fibras antes dos treinos; coma granola em pequena quantidade, 2 col. é suficiente para a maioria das pessoas.
4. Ingira gorduras e proteínas com moderação antes de exercitar-se; o seu sanduíche pode ser com um queijo branco, e escolha algo leve para passar no pão.
5. Bebida isotônica deve ser usada somente após os treinos e somente está indicado para algumas pessoas dependendo da intensidade e duração do exercício.
6. Coma algo leve, de fácil digestão, deixe seu organismo na boa para a atividade física.



(Bibliografia consultada: Revista Brasileira de Medicina do Esporte)

23 comentários:

Anônimo disse...

Olá, Dra. Camila Perlin Ramos, meu nome é Rafael, eu corro desde o início do ano e, de repente, me veio essa tontura, quase um enjoo, nada muito forte, mas que desanima continuar, vou tentar explicar exatamente esse sintoma: você alguma vez enjoo dentro do carro? Então, é parecido com isso, só que mais leve e duradouro. Semana passada, eu corri oito km e , ao chegar em casa, vomitei a água que tomei... Desde então eu já corri 8km nos dias seguintes sem sentir isso, mas ora em quando reaparece, parece que a cabeça não quer mais se movimentar com velocidade. Eu desconfio que possa ser o chacoalhar da cabeça ai correr, por ser um percurso muito grande, esse chacoalhar pode estar causando esse enjoo, será que isso faz sentido? Eu não corro com um tênis adequado à corrida, mas com um normal mesmo... Vc pode me ajudar?

Dra Camila Perlin Ramos disse...

OI Rafael, tudo bem? Pelo relato dos teus sintomas eu te aconselharia a fazer uma revisão com um médico para ver se está tudo bem, pois pode estar associado a algum problema do labirinto, quem cuida disso são os otorrinos, ok? Veja se está tudo bem relacionado a isso.
Um sintoma comum após corridas é a hipoglicemia, aí o que voce deve fazer é ajustar a sua alimentação antes a após os treinos, mas também no geral. Lembra que preparação para corridas se dá 24 horas por dia. Uma boa reserva de glicogenio é importante para suportar longas corridas. Na dúvida sempre consulta algum profissional para te acompanhar! Abração!

Unknown disse...

Olá, Dra. Camila Perlin Ramos. Eu pratico corrida normalmente e um certo dia fiquei com enjoou na barriga que não conseguia comer nada. Parei por algumas semanas para descanso do corpo então voltei a correr e um tempo depois sentir de novo o mesmo enjoou. Com teimosia resolvi continuar e voltou o enjoou e desta vez com diarreia. Eu já sentia um queimação de leve no estomago mas dizem que é normal para quem corre. O que deve ser? Provavelmente má alimentação?

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Olá Marcel, é bem comum o enjoo durante exercício estar relacionado a má alimentação ( revise o que você costuma comer até 2 horas antes da corrida) ou então a hipoglicemia. A hipoglicemia pode se manifestar com enjoos e arrepios ( como calafrios), além de suor frio. Se a diarreia se manteve em outros dias pode estar associado a outras causas.
no caso de hipoglicemia, geralmente os sintomas passam quando a pessoa se aliementa.
Lembre também de reduzir o teor de gordura da refeição antes de correr.
E hidratação adequada também é crucial!
Se os sintomas se mantiverem procure um médico para revisar se pode estar acontecendo algo com você. Mas espero que fique bem! abraço, Dra Camila

GNTV disse...

Olá Doutora, pratico musculação e bastante exercícios aeróbicos pela parte da manhã, pôs treino fico com o estômago muito enjoado. Que alimentos você me recomenda a comer antes dos treinos para não sentir esses incômodos?

Unknown disse...

Olá, Dr. Camila, faz pouco tempo que voltei as atividades físicas e uma mudança na alimentação, com o objetivo de perder gorduras e ganhar massa magra, modificando a qualidade de vida e o meu corpo. Desde que retornei as atividades (academia) tenho tido muita dúvida quanto ao que comer antes e depois do treino que colabore tanto com a perda de peso quanto ao ganho de massa magra, além disso, tenho percebido certo enjôo durante o processo e uma certa dificuldade do controle da respiração. O enjôo está relacionado com a alimentação ou com a dificuldade da respiração correta?

Hizaaki disse...

Dr camila, muito obrigado pelas informações, achava que tava morrendo... Mas agora to achamdo que a culpa foi da granola com pasta de amendoim antes do treino 👍🏾

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Olá Lorena, essa questão é bastante importante e gera muitas duvidas também. Se você está sentindo enjoos durante o treino e se for relacionado ao alimento você deve evitar proteína lactea inicialmente, pois sua digestão é mais lenta e voce pode ter que lidar com ela durante o treino, o que nao é bom. Voce pode deixar a proteina para depois do treino. antes do treino investe em carboidratos, como cereais, pão integral, batata doce, fruta ( in natura peq quantidade, ou seca, com boa tolerancia e digestibilidade). Se tiver mais dúvidas me fala! Boa sorte!.

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Verdade Hizaaki, pasta de amendoim pode dar sintomas pelo excesso de gordura, por mais que seja uma gordura do bem, pode comer em outro momento. abraço

Gabriela disse...

Olá Dra. Camila! Eu faço academia, objetivando a perda de gordura e ganho de massa magra, fiz uma reedução alimentar, uma hora antes da academia alimento com pão integral e frango, às vezes até com queijo branco e tomo um termogênico, mas percebi que quando vou tomar, meio que enjoando já, bate no meu estômago e já fico que um incomodo grande, parece que se eu forçar um pouco vou vomitar. Mesmo sem tomar o termogênico, muitas vezes me sinto enjoada durante o treino, tenho pressão baixa, há alguma relação?

Rodrigo disse...

Olá, Dra. Camila. Esses sintomas de enjoo e tonturas podem estar relacionados também com o estresse e ansiedade? No meu caso, malho há pelo menos dois anos; em um certo momento, de muito estresse e ansiedade por conta do trabalho, comecei a me sentir muito mal durante os treinos de musculação. Acabei mudando de emprego, o que, de fato, resolveu. Agora, novamente estou sentindo os mesmos sintomas. Não me sinto estressado, talvez um pouco ansioso com novos projetos pessoais. Talvez seja essa a causa? Já tentei várias técnicas com relação à alimentação: comendo coisas leves antes dos treinos, não comendo, tomando bebidas isotônicas antes e durante o treino, mas continuo a me sentir mal, principalmente ao levantar pesos maiores. Já fui a um gastro, fiz exames de sangue, fezes, urina (tudo OK), fiz uma endoscopia, no qual rendeu apenas uma gastrite leve. Ou seja, já não sei mais ao que recorrer. Pode ser falta de oxigenação? Será que teria que visitar um neurologista? Obrigado pelas informações!

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Olá Gabriela! Tem relação sim, com pressão baixa e pode ter com a tua alimentação, tenta comer um pouco menos e ver como se sente! quanto ao termogênico, a maioria possui cafeina e pode dar enjoo igualmente! Tentaria ficar um tempo sem o termogenico para ver como teu organismo responde. Abraços

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Rodrigo, acredito que você pode ter beneficio sim de ser avaliado por um neurologista, especialmente por sua queixa ser relacionada a levantar muito peso. Ansiedade pode piorar as queixas. abços

Unknown disse...

Olá Dra. Camila, boa noite!
Faço Crossfit e Corrida, e hj depois do treino de corrida de 21k senti muito enjoo, perdi o apetite e o sono ...
Já fiz 21k outras vezes e antes do treino sempre como uma tapioca com banana e canela, e hj não comi ... pode ser o pré treino que não fiz?

Unknown disse...

Ricardo, olá Dra. Eu pratico ciclismo a algum tempo, mas de algum tempo pra cá estou tendo problemas no estômago, toda vez que empenho um ritmo mais forte tenho vômito e enjôo.

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Oi Raquel! Muito provável que tenha sido o fato de você não ter se alimentado, alguns dos sintomas que você relatou pode ter sido hipoglicemia ( enjoo, sono...) Da próxima vez não esquece da tua alimentação pré-treino, ela é muito importante! Grande abraço e bons treinos!

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Ricardo, no teu caso eu pensaria além de rever a alimentação pré-treino, revisaria se você está se hidratando e repondo sais minerais e glicose DURANTE o treino de ciclismo, se está muito intenso e de longa duração é recomendável repor.

Daniela disse...

Oi,Doutora, eu fico enjoada umas 3 vezes no dia, se fico umas 2 horas sem comer salgado passo mau, se eu fazer um exercício passo mau, já fiz vários exames fui em uma médica ela falou que era depressão, tomei o remédio por 3 meses e não adiantou de nada, fiz exames de sangue e as vitaminas estão tudo certo, não tenho diabetes, não aguento mais isso, você tem idéia do que isso pode ser? Nem o dramim não está mais me ajudando.

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Olá Daniela, você já tentou consultar um otorrino ou endocrino? Talvez possam te ajudar a investigar melhor.
De qualquer forma, se for hipoglicemia você irá constatar por um exame de hemoglitoteste ( HGT) que é feito com uma gota de sangue e deve ser realizado no momento do sintoma.
Seria bom você seguir acompanhamento para saber porque você tem isso.
Boa sorte!
abraço
Camila

Anônimo disse...

Boa tarde Dr Camila.. Tem uns 3anos q venho tendo enjôo..fica um tempo e para! A três semanas comecei a fazer academia e por duas vezes tive este enjôo acompanhado d tremedeira e pressão alta.. Eu devo me preocupar??

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Olá, acredito que deves procurar saber o que pode ser, procure um médico para investigar melhor, ok?
abraço,
Dra Camila

Unknown disse...

Olá Dra Camila,

Comessei fazer academia para ganho de peso, mas depois do treino sinto muito enjôo e não consigo se alimentar direito.A um tempo atrás tive problemas de gastrite nervosa e comecei o tratamento com omeprazol, mas o enjôo continua o que pode ser?

Lembrando que eu preciso me alimemtar bem mas eu quase não sinto fome.

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Oi Rafael, se voce sente isso somente após os treinos talvez não tenha relação com a gastrite, e sim com o exercicio. Se a causa for alimentação mesmo, voce deve se alimentar melhor antes de treinar ( incluindo ingerir carboidrato), além de hidratação ( deve estar muito bem hidratado), mas vários outros fatores podem estar envolvidos, por isso procure seu médico para conversar sobre isso. Abraço,