segunda-feira, 8 de abril de 2013

Veja os alimentos ricos em luteína antioxidante preventivo de Degeneração Macular Relacionada à Idade


Muito bem, você sabe qual uma das maiores causas de cegueira no mundo? Degeneração Macular Relacionada à Idade (DMRI ou AMD - Age Related Macular Degeneration).  Eu fico muito entusiasmada de falar sobre o papel da alimentação na prevenção desta doença ocular que vêm com a idade, pois é exatamente isso a que se refere quando falamos em alimentação para prevenir! É exatamente isso que gosto de fazer e falar: o que fazer hoje para evitar algo no futuro. E muitas pesquisas confirmam com toda notoriedade o papel dos carotenoides na prevenção de cegueira relacionada a idade. Seja através da alimentação, seja através da reposição destes carotenoides que têm função antioxidante

Luteína e zeaxantina são os carotenóides presentes em algumas frutas e verduras como as abaixo. Coma uma porção pelo menos, ao dia. 

Veja os alimentos ricos em luteína e a quantidade (em mg) por porção:

 Couve (cozida): 33.8 mg / 1 xícara
 Couve (crua): 22.1 mg / 1 xícara
 Brotos (cozida): 18.1 mg / 1 xícara 
 Couve portuguesa (cozida): 17.2 mg / 1 xícara
 Espinafres (cozida): 15 mg / 1 xícara
 Espinafres (frescos, crus): 6.7 mg / 1 xícara
 Brócolis (cozida): 3.4 mg / 1 xícara
 Milho (cozido): 2.9 mg / 1 xícara
 Ervilhas (enlatadas): 2.3 mg / 1 xícara
 Alface: 1.5 mg / 1 xícara
 Milho (enlatado): 1.4 mg/ 1 xícara
 Ovos: 0.5 mg / 2 médios
 Feijão verde: 0.76 mg / 1 chávena
Polpa de laranja (concentrado congelado): 0.50 mg / 340 gramas
 Laranja: 0.49 mg / 2 médias
 Mamão Papaia: 0.45 mg / 2 médios
 Tangerinas (frescas): 0.40 mg / 2 médias

6 comentários:

Gracemerce disse...

Dra. E a utilização da Clorella??

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Bem lembrado: a clorella também é uma fonte interessante, 100g contém cerca de 260mg de luteína.

Unknown disse...

E pra quem já tem problemas nas vistas quais os benefícios?

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Olá Walace, estudos tem demonstrado que pacientes que já tem a degeneração também se beneficiam dos alimentos ricos em luteina e em alguns casos da suplementação desta. abraço Dra Camila

Unknown disse...

Olá, Doutora!

Tenho procurado, sem êxito, o teor de luteína na beterraba. Mas nada! A senhora saberia? E uma dúvida que acredito poder ajudar a muitos: claro que o mix dos nutrientes é o ideal, mas muito se fala do poder antioxidante da vitamina C, por exemplo, na eliminação dos radicais livres. Daí vem a luteína, os polifenóis, etc... Que se demonstram mais potentes que a própria vitamina C. Minha dúvida é: consumindo estas formas de antioxidantes, se faz necessária ainda a suplementação de vitamina C, ou estes também sendo antioxidantes já estimulam a produção de colágeno no corpo? Eu pergunto porque todos os dias me suplemento com 500mg de vitamina C. Será que esta suplementação não se faria desnecessária? Todos estes antioxidantes têm que ser ingeridos todos os dias ou se pode dar uma pausa? Confesso que é muito exaustivo todo este consumo! Desde já, agradeço por me esclarecer tais dúvidas se puder! ;)

Dra Camila Perlin Ramos disse...

Oi Rodrigo, se você está fazendo todas essas suplementações sozinho te recomendaria a consultar um nutrólogo para ver quais são necessários, precisaria ver suas queixas, exames, atiivdade fisica, etc ( coisas que vemos na consulta)
A beterraba ( raiz) não é fonte importante de luteína, mas as folhas sim! 1 xic de folha de beterraba tem 275mcg de luteína.
Para ver Nutrólogos acessa: http://abran.org.br/
ou procure no CRM do seu estado.
Boa sorte! abço